HomeRestauranteCardapioReceitasGaleria de FotosContatoComo Chegar


Ghi

Chapatti


Ponha 2 kg de manteiga numa panela grande e pesada. Aqueça em fogo médio-alto, mexendo de vez em quanto, ate a manteiga derreter e começar a ferver. Quando a superfície da manteiga estiver coberta com espuma branca, reduza o fogo ate uma temperatura bem baixa. Deixe de ferver, sem tampar e sem mexer, ate os sólidos gelatinosos de proteína se juntar no fundo da panela, formando uma fina camada de sólidos crocantes de cor dourada, na superfície. O tempo de cozimento será de cerca de 3 horas. Com uma escumadeira de malhas de arame, tire a crosta finas da superfície. (Se não tiver uma, pode usar uma colher grande de metal). O ghi ideal e claro como cristal e da cor de ouro pálido. Fica escuro cozido em fogo excessivamente alto ou cozido tempo demais.

Arranje um coador de café de papel ou uma camada de papel toalha de boa qualidade sobre uma panela ou tigela grande. Não use papel toalha com fios plásticos de reforço, porque o plástico derretera. Com uma colher passe o ghi claro pelo sistema de filtro para juntar os sólidos de proteína do ghi ate ser tirado tanto ghi claro quando possível sem perturbar do sólidos leitosos no fundo da panela. Estes sólidos pode ser jogados fora.
Procure resfriar o ghi à temperatura ambiente, antes de cobri-lo. Guarde em lugar fresco, escuro e seco, ponha na geladeira.

O ghi bem purificado, filtrado e guardado de forma adequada dura meses. Depois de usado para cozinhar, o ghi pode ser coado e guardado da mesma maneira